sexta-feira, 15 de junho de 2012

As condições prévias de aprendizagem


As condições prévias da aprendizagem se desenvolvem através do estímulo, despertando as capacidades que a criança traz quando nasce. A criança nasce com as estruturas de conhecimento ou de percepção, mas estas vão se manifestar somente mediante um processo de maturação. As dificuldades de aprendizagem tem uma ligação direta com os problemas pessoais, assim como a falta de materiais para isso se desenvolva plenamente.
Foi desenvolvida uma entrevista com alguns professores, a fim de perceber que medidas eles tomam em sala de aula, para o sucesso de aprendizagem de seus alunos.
a) O que teu aluno precisa saber para aprender o conteúdo de tua matéria?
PROFESSOR 1: “O aluno precisa ter motivação, interesse em aprender e também, sim, saber da importância de adquirirmos conhecimentos que vai lhe trazer benefícios para todas as áreas de sua vida.”
PROFESSOR 2: “Fazer com que o aluno se sinta parte do mundo, se sinta importante.”
PROFESSOR 3: “Saber que existe importância no conhecimento histórico e conhecimento como um todo tem um valor para a vida.”
PROFESSOR 4: “Ele deve saber para que aquilo que ele vai aprender irá servir. Ele precisa entender o que será explicado pra poder aprender.”
PROFESSOR 5: “Ter raciocínio lógico em matemática.”
b) Você faz perguntas a seus alunos? Promove debates?
PROFESSOR 1: “Sim, questionamentos e debates são importantes para troca de idéias e informações.”
PROFESSOR 2:  “Sim! Principalmente relacionando os fatos do passado com a realidade contemporânea.”
PROFESSOR 3:  “Sim, sempre parto do conhecimento prévio do aluno e procuro introduzir o aluno a formar opinião sobre o assunto estudado.”
PROFESSOR 4: “ Sim, acho importantíssimo começar a aula com uma avaliação diagnóstica.”
PROFESSOR 5: “Sim, faço com que os alunos instiguem as respostas, fico perguntando para que eles respondam e procurem as respostas.”
c) Quando o aluno tem dificuldade de aprender, qual é ou quais são geralmente as causas da dificuldade?
PROFESSOR 1:  “Pode ser Transtorno e Déficit de Atenção, hiperatividade, muitas causas são geradas em casa com a família, como falta de estimulo e interesse.”
PROFESSOR 2: “O aluno pode estar disperso, não estar interessado no conteúdo, não se sentir motivado ou achar que aquilo não terá utilidade para ele.”
PROFESSOR 3: “Dificuldade de aprender geralmente tem motivos neurológicos, psicológicos ou emocionais. Não considero que meus alunos tenham dificuldade, eles podem ter interesses diferentes, por outras disciplinas, pode gosta de outras ciências, e tem também aquele aluno desinteressado então tenho que prender a atenção dele.”
PROFESSOR 4: “Acho que a maior parte é a resistência, mas no geral, acho que são a falta de atenção e as brincadeiras fora de hora.”
PROFESSOR 5: “Normalmente tem deficiência das primeiras séries, ou tem algum trauma da matemática.”
d) O que é indispensável numa sala de aula para que o aluno aprenda? Basta que você ensine bem para que ele aprenda?
PROFESSOR 1: “Um professor dinâmico, que estimule seus alunos, faz muita diferença. Também recursos áudio visuais que vão facilitar na aprendizagem do aluno e tornar a aula mais interessante. Não basta ensinar bem se faltar estes outros fatores que comentei, na verdade é uma união das duas coisas.”
PROFESSOR 2: “Tem que ter ordem e sintonia, deve haver integração da realidade do aluno com o que ele está aprendendo, ter silêncio, respeito, tornar o ambiente interessante.”
PROFESSOR 3: “O aluno precisa ter alguma disposição em aprender e sinta a importância do saber. Procuro usar recursos oferecidos para intermediar o uso do computador, como bibliografias, uso o interesse do aluno e sempre percebo a dinâmica da turma.”
PROFESSOR 4: “Não, não basta. São indispensáveis todas as formas de aprendizado: figuras, leitura, escrita, todas as formas de texto. Também penso que cada um tem uma forma de aprender: lendo, ouvindo, reescrevendo, por isso as aulas devem ser sempre diferentes. Assim, podemos perceber o que se encaixa melhor em cada turma e tentar atingir o maior número possível de alunos.”
PROFESSOR 5: “Tem que dividir em dois tipos de recurso: o didático, que o professor
prepare um bom material, boa fonte de consulta, lista de exercícios. E estrutura, cadeiras e classes confortáveis, boa iluminação, bons recursos de áudio,som, para que se possa dar o conteúdo de maneira diferente.”
e) Qual o papel do professor e qual o do aluno no processo de aprendizagem?
PROFESSOR 1: “O papel do professor é como mediador de informações, ele deve intervir no processo de aprendizagem, valorizando o aluno, auxiliando-o a realizar novas descobertas dentro do conhecimento geral e contribuir para que ele tenha desejo de aprender. O aluno deve estar sempre em contato com letras, números, materiais de escrita, manuseando, comparando, tudo isto vai contribuir para que a aprendizagem ocorra de uma forma significativa.”
PROFESSOR 2: “O papel do aluno é aprende e do professor ensinar, mesmo sabendo que ocorre a troca de saberes, o professor sempre terá superioridade em seu saber, sendo que saímos de uma universidade.”
PROFESSOR 3: “Professor: instigar, facilitar e oferecer o rumo da ação pedagógica. Coordena o processo, facilita e instrumentaliza com o processo conceitual. Aluno: busca construir o conhecimento, relacionamento, o conceito à realidade cotidiano.”
PROFESSOR 4: “O processo é de ensino-aprendizagem, em minha opinião, ambos aprendem.”
PROFESSOR 5: “O professor tem que ser instrutor,mediador, facilitador. Papel do aluno é ser questionador, e de preferência interessado e responsável.”

Um comentário: